Saiba o valor da sua hora de trabalho!

Cadastre-se ao lado e utilize a planilha simplificada do Quitação Anual para calcular suas horas extras.

No atual cenário trabalhadores buscam a informação do valor do salário recebido ao final do mês, contudo deixam de observar o valor da hora do seu trabalho, e ainda, o valor da hora do seu trabalho extraordinário.

Pensando nisso, vamos explicar como encontrar o valor da sua hora de trabalho, seja na hora normal, ou em labor extraordinário.

Quero receber a planilha de cálculo!




O que é jornada de trabalho?

É o período por dia, semana e mês que o empregado fica a disposição do empregador por força de um contrato de trabalho.

Os limites de jornada diária, semanal e mensal podem variar de acordo com cláusulas do seu contrato, por lei, ou ainda em razão da sua própria atividade.

As jornadas de trabalho que mais possuem contratos ativos são aquelas que possuem uma carga diária de 8 horas, 44 horas semanais e 220 mensais ou então 6 horas diárias, 36 semanais e 180 mensais.

Em regra geral, as horas que ultrapassarem esse limite são consideradas como hora extra.

Pode haver ainda outras cargas horárias de jornada de trabalho, que em regra, não ultrapassam a jornada mensal de 220.

O que é o valor da hora normal de trabalho?

O valor da hora de trabalho nada mais é que divisão do seu salário com as horas mensais contidas no seu contrato de trabalho.

Partindo do pressuposto que você trabalha 8 horas por dia de segunda-feira a sexta-feira e mais 4 horas no sábado, você está inserido em uma jornada semanal de 44 horas e jornada mensal de 220 horas. Ou seja, para encontrar a sua jornada mensal multiplique a jornada semanal por 5 (cinco).

Portanto para identificar o valor da sua hora de trabalho é necessário dividir o valor integral do seu salário com a quantidade de horas mensais (valor hora de trabalho = R$ salário ÷ jornada mensal). 

E o valor da hora de trabalho em horas extras?

A regra geral define que a jornada de trabalho é DE 44 horas semanais, o que geralmente é distribuída em 8 horas diárias e 44 semanais, é que todo trabalho diário superior a 8 horas é considerado como hora extra.

Assim, ao trabalhar em horário extraordinário por lei é garantido no mínimo um adicional de 50% sobre o valor normal da hora de trabalho (artigo 7º da Constituição Federal).

Para realizar o cálculo do valor da sua hora extra primeiro se obtém o valor da hora normal e por último multiplica-se por 1,5 (50%). Fórmula (Valor da hora de trabalho extra = R$ salário ÷ jornada mensal X 1,5).

Agora que já aprendeu como calcular o valor da hora normal de trabalho e o valor da hora extra, vamos ver quanto ela é?

Gostou do nosso artigo? Então, conheça a nossa calculadora do valor da hora de trabalho que lhe auxiliará no dia a dia, inclusive para cálculo de horas extras.

Também conheça a plataforma do Quitação Anual que permite a elaboração do termo de quitação de forma rápida e segura. Você e seu empregador quites de verbas trabalhistas. Clique no botão abaixo e saiba mais:

Assine nossa newsletter

Assim você saberá em primeira mão sobre todas as facilidades que a plataforma do Quitação Anual poderá te oferecer como empregado.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.